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31
Jan
Conforto térmico: segurança do trabalho no verão

Estamos praticamente na metade do verão, com temperaturas elevadas que causam desconforto, sudorese e até mesmo problemas de saúde. Além de seguir as normas básicas da Legislação Trabalhista, este é o momento de estar atento ao conforto térmico de sua equipe de uma forma especial.

Um relatório recente da NASA aponta perda de produtividade em épocas de temperaturas altas. O calor excessivo e a umidade podem reduzir a capacidade de trabalho em até 10% no verão, além de ocasionar desconforto, irritabilidade e problemas de saúde.

O que fazer para amenizar o calor

Há artigos na Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) que especificam as obrigações do contratante em relação a condições mínimas de trabalho. O local deve ter ventilação natural, compatível com o serviço realizado.

O uso de ventiladores ou ar condicionado se faz necessário caso a ventilação natural não preencha as condições de conforto, o que é bem comum nessa época. Nesse caso, a temperatura ideal para ambientes de trabalho intelectual, como escritórios, é de 20º a 23ºC, com umidade inferior a 40%.

Em qualquer modalidade de trabalho, dar acesso à água potável e evitar exposição ao sol nos horários mais quentes são recomendações importantes para contribuir com a saúde do trabalhador.

Atenção também à vestimenta: dentro do permitido por lei para a função, é possível flexibilizar as normas internas de sua empresa para o dresscode, como permitir o uso de mangas curtas, bermudas, vestidos ou saias, dentro dos comprimentos adequados para ambientes profissionais. Calçados abertos também podem ser uma opção para garantir o conforto, caso a função não tenha normas de segurança a respeito disso.

Seja qual for a realidade de sua equipe e o segmento de trabalho, garantir as condições ideais de conforto térmico é, além de uma questão legal e estratégia, um gesto de empatia e respeito.

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